sexta-feira, 27 de novembro de 2009

O Sermão da ...


O texto abaixo é chamado de "Sermão da montanha", mais hoje quero propor um novo título, ou novos títulos:

Que tal " Sermão do escritório" - "Sermão da casa" - " Sermão do trânsito", etc, etc...

A condição para que os historiadores ou copistas, dessem esse nome ao sermão foi por ele ter sido ministrado pelo próprio Jesus em um monte na Galiléia. Como NÓS acreditamos na existencia real de Jesus e que ele ainda fala aos homens então... porque não trazer o titulo para nossa realidade? Quem tem ouvidos ouça. (leia o texto e deixe o Espirito de Deus falar com você - onde quer que você esteja)


Mateus 5

1 E Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos;
2 E, abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo:
3 Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;
4 Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;
5 Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;
6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;
7 Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;
8 Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;
9 Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;
10 Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;
11 Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.
12 Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.
13 Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.
14 Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;
15 Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa.
16 Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.

Alguns versículos adiante do verso 16 vão fazer perceber que os versos de 1 a 16 são praticamente uma releitura dos 10 mandamentos biblicos instituidos aos judeus, o povo "escolhido/separado", no nosso caso povo escolhido/separado pela nova aliança. Jesus em sua infinita sabedoria fez essa releitura para que o "sermão do monte" coubesse no seu e no meu dia-a-dia do século XXI e daqueles que os ouvia no monte.
O que realmente me chama atenção não é nem o texto e os mandamentos neles inseridos (são mandamentos e pronto), mais o fato de no episódio anterior Mateus 4, Jesus ter passado pela sua maior experiência como homem, aqui na terra. "A TENTAÇÃO do deserto, e o resultado desse episódio revelou aos homens e ao Diabo como deve agir um integrante do Reino de Deus aqui na terra.
A grande arma de um cristão meus queridos, é sua identidade em Deus. Você pode ser tentado de dentro pra fora, de fora pra dentro, no trabalho, na escola, em casa... não importa. Mais se você sabe qual é o seu papel no Reino e o que isso significa para sempre em sua vida, serão raras as derrotas para o Inimigo. Ai então como cidadão do Reino, convicto do seu papel você conseguirá passar pelo check-list do sermão acima e vive-lo em casa, na igreja, no trabalho, no cinema, no relacionamento. Seu sabor e seu brilho será presente até na sua ausencia em todos os lugares onde você frequentar.

"Senhor nos ajude a ouvir sua voz, nos indicando o caminho da sabedoria, nos ocupe com as coisas do teu Reino. Imprime em cada um de nós a identidade de servo, e quando necessidade de qualquer coisa chegar até em forma de fome, que possamos ser coadjuvantes de um milagre como foram os seus ouvintes aquele dia lá no monte, que enquanto ouviam sua voz, foram surpreendidos por um milagre".

No amor de Cristo

Leonardo Barros

Um comentário:

Blog da Pastoragente disse...

Graça e paz!
“Andando” por aí cheguei até o seu Blog e quero te parabenizar pela bênção que pude ver aqui.
Já estou te seguindo e será uma honra te receber no pastoragente.blogspot.com.
Se quiser segui-lo vai ser uma alegria pra mim.
No blog conto da forma mais realista e divertida possível as realidades, dúvidas e experiências de uma simples pastora como eu.
Fique na paz. Um abraço.

Powered By Blogger

QUEM SOU

Minha foto
SÃO ROQUE, São Paulo, Brazil
Eu descobri em mim mesmo desejos os quais nada nesta terra podem satisfazer, a única explicação lógica é que eu fui feito para um outro mundo.

Pesquisar este blog